O futuro da raça Dachshund, conhecida como “cão salsicha”, está em jogo na Alemanha. Um projeto de lei protocolado em fevereiro, com o objetivo de proteger os animais, pode levar ao banimento da criação desses cães, além de outras raças como Beagle, Terrier e Schnauzer.
A iniciativa do Ministério da Agricultura alemão visa combater práticas cruéis na criação de animais, especialmente aquelas relacionadas a características reprodutivas que causam “dor, sofrimento e danos” às futuras gerações. No entanto, a Associação dos Criadores de Cães Dachshund (VDH) argumenta que o projeto apresenta falhas e ambiguidades.
O projeto lista características de doenças que podem levar à proibição da criação de cães saudáveis, segundo a VDH. Entre elas, estão “anomalias do sistema esquelético”, o que pode ser interpretado como uma proibição da reprodução de qualquer tamanho de cão. A VDH teme que essa interpretação afete diretamente a raça Dachshund, conhecida por suas pernas curtas.
A VDH também critica a “grande incerteza jurídica” que a nova lei causa entre autoridades, criadores, veterinários e donos de cães. Para protestar contra o projeto, a associação lançou uma petição online que já arrecadou mais de 12 mil assinaturas.
A VDH adverte que outras raças de cães de pernas curtas, como Beagle, Terrier e Schnauzer, também podem ser afetadas pela nova lei caso ela seja aprovada. A associação pede uma revisão do projeto para que os criadores responsáveis não sejam prejudicados e que a diversidade das raças caninas seja preservada.