O novo presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal), Marcelo Maranata, também prefeito de Guaíba, disse nesta terça-feira, antes de sua posse na associação, que seu planejamento de trabalho tem como um dos objetivos prosseguir com o projeto de padronização da Educação Infantil em toda a região metropolitana, contando com uma parceria firmada com a Fundação Dom Cabral. A posse foi realizada no Hotel Deville, em Porto Alegre e estavam presentes chefes do Executivo de diversos municípios.
Segundo Maranata, foram identificadas deficiências na relação escolar entre um e outro município, com destaque a a famílias que precisam mudar de localidade.
“Quando um pai troca de emprego para outra cidade, a criança vai junto e tem outro ensino. Além de a criança precisar se adaptar a este novo ambiente, ela também tem grande dificuldade de retomar seu ensino.”
A medida, afirmou o novo presidente, deve trazer “ganho de qualidade” na educação.
Uma das grandes problemáticas da Granpal se trata da redução, pelo Assistir , de até R$ 200mi para os hospitais da região, fato que segundo a entidade, pode causar até quatro mil mortes no estado,
Segundo Maranata Porto Alegre sofre com a falta de 80 leitos, e reforçou que o governo federal já havia anunciado, relacionado ao prazo de 15 dias para a vinda de novos lotes de vacinas bivalentes contra a Covid-19, imunizante que atualmente está em falta em diversos locais, incluindo Porto Alegre.
Marcelo também relatou sobre a importância da criação da Autoridade dos Assuntos Metropolitanos, para tratar questões comuns aos municípios, como segurança pública, saúde, moradia e transporte. Sobre o transporte, ele afirmou que é preciso pensar no assunto como um todo, com integração e inovação na gestão das tarifas, citando o exemplo de Novo Hamburgo, município que está integrando, com o novo sistema de bilhetagem eletrônica, a gestão dos ônibus, passagem e publicidade no transporte coletivo.



