Desde o início dos eventos climáticos a partir do dia 29 de abril, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) já recebeu 349 placas veiculares, que foram entregues pelos cidadãos aos agentes de fiscalização, na sede da empresa ou encontradas durante a limpeza da cidade. Destas, 146 proprietários foram contatados e 106 placas já foram restituídas. Vinte e oito motoristas procurados optaram por confeccionar novas identificações, 41 foram informados e ainda não retiraram, enquanto 175 não possuem cadastro para contato.
Aqueles que perderam as suas placas podem consultar pela Central de Atendimento ao Cidadão 156 (opção 1), ou fone 118, para saber se a sua identificação foi encontrada. Caso positivo, basta retirá-la no setor de vistorias da EPTC, localizado na rua João Neves da Fontoura, 7, bairro Azenha, das 9h às 16h.
Para que os condutores possam regularizar a situação, a EPTC não vai registrar infrações por falta de placa (art. 230, IV do Código de Trânsito Brasileiro – CTB) ocorridas no período do evento climático até 72 horas a partir desta segunda-feira, 1º de julho, .
Quem constatou a perda da identificação deve fazer o registro da ocorrência na Delegacia de Polícia Civil ou na plataforma on-line. Com ele em mãos, o cidadão deve procurar um Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA) do Detran-RS para solicitar autorização para fabricação de uma nova placa.
Fonte: PMPA



