O Governo Federal coordenou, por meio da Casa de Governo, no mês de junho, ações intensificando medidas contra o garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami. Com a realização de 226 operações que resultaram em uma série de apreensões e destruições de equipamentos utilizados pelos garimpeiros, esse período marcou um avanço na proteção do território indígena, alcançando sucesso nos resultados das operações.
Foram destruídos uma grande quantidade de materiais e equipamentos usados pelos garimpeiros, incluindo 6.159 litros de óleo diesel, 3.000 kg de cassiterita e 11 motores. Além disso, três helicópteros, incluindo um modelo Bell 206 L4, foram inutilizados, juntamente com um quadriciclo, dois aparelhos de celular e uma pista de pouso clandestina. As operações também desmantelaram cinco acampamentos, sendo um deles equipado com cozinha e três freezers, além de duas antenas Starlink e uma balsa.
O Navio Patrulha Fluvial “Amapá” realizou patrulhas navais e controle fluvial na Foz do Rio Catrimani, garantindo a segurança dos Yanomami que sofrem com a presença do garimpo nesta região.



