Nesta terça-feira (6), a seleção brasileira de basquete masculino encara um dos maiores desafios de sua história: enfrentar os Estados Unidos nas quartas de final das Olimpíadas de Paris. A equipe norte-americana, repleta de astros da NBA como LeBron James, Stephen Curry e Kevin Durant, é poderosa. No entanto, o Brasil já mostrou que pode surpreender, sendo a seleção que mais derrotou os EUA no basquete masculino, com 14 vitórias ao longo da história.
O Brasil obteve sua vitória mais recente contra os EUA em 2023, nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de Basquete, vencendo por 83 a 76. Apesar de enfrentar a equipe C dos norte-americanos, foi um triunfo significativo. Em 2022, o Brasil também saiu vitorioso por 94 a 79, novamente contra um time desfalcado dos EUA.
Nas Olimpíadas, os Estados Unidos têm levado a melhor, vencendo os nove confrontos até agora. Entre esses jogos, estão os duelos contra o “Dream Team” em Barcelona 1992 e Atlanta 1996.
Uma das vitórias mais emblemáticas do Brasil sobre os Estados Unidos aconteceu nos Jogos Pan-Americanos de Indianápolis, em 1987. Naquela ocasião, a seleção brasileira conquistou a medalha de ouro ao derrotar os donos da casa por 120 a 115, sendo a primeira vez que os EUA perderam em seu próprio território. O destaque desse jogo foi Oscar Schmidt, que brilhou intensamente, superando as estrelas universitárias americanas.
Agora, nas Olimpíadas de Paris, o Brasil busca mais uma vez fazer história e adicionar mais uma vitória à sua lista de triunfos sobre os poderosos Estados Unidos.



