A disputa pelos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro entre a Globo e o YouTube está cada vez mais acirrada, com a possibilidade de divisão do pay-per-view a partir de 2025. A Liga Forte União (LFU), que reúne a maioria dos clubes da Série A, incluindo o Internacional, está em negociações para criar um novo pacote de jogos que pode incluir um modelo de pay-per-view. Esta seria uma novidade para o YouTube no Brasil, que já oferece um serviço semelhante nos Estados Unidos com a NFL.
De acordo com Gabriel Vaquer, do portal F5, o YouTube, plataforma de vídeos do Google, está buscando expandir sua presença no mercado esportivo brasileiro, vendo no futebol uma grande oportunidade. Por outro lado, a Globo, que há anos domina o mercado de transmissão esportiva no país, não quer abrir mão de seus direitos sobre o campeonato e busca manter sua posição dominante.
Além do pay-per-view, o YouTube também tem interesse em exibir jogos do Brasileirão via streaming gratuito, trazendo as partidas para a CazéTV, canal popular na plataforma. Nesse contexto, a Record se mostra aberta a uma possível divisão dos direitos.
A LFU, que negocia este pacote de jogos, é composta por 25 clubes, incluindo grandes nomes como Corinthians, Internacional, Cruzeiro, Fluminense, e Vasco, além de outros times da Série A e B. Veja a lista abaixo:
- Corinthians
- Internacional
- Cruzeiro
- Fluminense
- Vasco
- Athletico-PR
- Atlético-GO
- Botafogo
- Fortaleza
- Cuiabá
- Criciúma
- Juventude
- Goiás
- Sport
- Ceará
- Avaí
- Chapecoense
- Coritiba
- CRB
- Vila Nova
- Londrina
- Tombense
- Figueirense
- CSA
- Operário-PR



