Fausto Silva, mais conhecido como Faustão, revelou durante uma entrevista que pode ser submetido a um novo transplante de rim. Aos 74 anos, o apresentador destacou que está avaliando a realização de um tratamento inovador nos Estados Unidos, que reduziria a necessidade de sessões de diálise duas vezes por semana.
“[A cirurgia será realizada] com um médico curitibano em Miami [EUA]. Já me consultei com ele”, explicou Faustão em uma conversa com César Filho no programa SBT Brasil, transmitido na última sexta-feira (23).
Caso o procedimento aconteça, será o segundo transplante de rim pelo qual Faustão passará. O primeiro foi realizado em fevereiro deste ano. Antes disso, ele já havia feito um transplante de coração, em agosto do ano passado.
Faustão mencionou duas possibilidades para seu tratamento: “Uma é continuar acreditando na equipe médica que me acompanha, mas também tenho a opção de fazer o transplante com esse médico curitibano em Miami, que utiliza um sistema diferente, com doadores vivos,” afirmou o apresentador. Ele ainda acrescentou que o médico brasileiro tem planos de implementar esse método inovador no SUS, o que aumentaria as chances de sucesso para muitos pacientes.
O apresentador também revelou que possui cerca de “dez doadores” em sua família, todos compatíveis em termos de tipo sanguíneo, o que facilita a realização do transplante. Durante a entrevista, Faustão fez questão de ressaltar que sua saúde está em boas condições. “Hoje mesmo fiz duas horas de ginástica. Depois de dois transplantes, precisava recuperar a parte física”, disse ele. “Cuidar da ‘funilaria’ do corpo virou um objetivo de vida”.
Recentemente, Faustão desmentiu rumores de que estaria com a saúde debilitada e internado, durante entrevista ao Fantástico, da TV Globo. “Me sinto muito melhor agora do que antes”, afirmou.
Ele explicou que suas idas frequentes ao hospital são exclusivamente para a realização de diálise. “As pessoas acham que eu fico internado o tempo todo, mas vou ao hospital duas vezes por semana para fazer diálise, que é um procedimento que filtra o funcionamento dos rins”, esclareceu.
Faustão destacou que só precisou ficar internado durante os dois transplantes de órgãos que realizou: primeiro o de coração, no ano passado, e depois o de rim, em fevereiro deste ano. “Nunca fui de fumar ou beber, nem mesmo licor ou cerveja, mas acabei precisando de transplantes”, comentou ele.
“Hoje tenho o coração de um atleta de 35 anos. Agora é focar na ‘lanternagem’, na ‘funilaria’ e no resto, na parte física”, brincou o apresentador.
Após deixar a Globo e a Band, Faustão se dedica a manter sua saúde com sessões de fisioterapia e exercícios físicos regulares. “É fundamental para mim”, afirmou.
Ele também mencionou que não pretende retomar sua carreira na televisão e que está desfrutando de uma vida mais tranquila. “Vou dar uma pausa por um tempo”, disse. “Tem muitos apresentadores talentosos na TV, cada um com seu estilo próprio”, completou, referindo-se aos atuais apresentadores de programas de auditório.



