Sven-Göran Eriksson, ex-técnico da seleção da Inglaterra e de vários clubes da Europa, morreu nesta segunda-feira, aos 76 anos devido um câncer terminal no pâncreas. Ao longo de sua carreira, Eriksson conquistou 10 títulos nacionais e dois continentais, foi treinador das equipes do Benfica e da Lazio onde teve grande destaque, e disputou as Copas do Mundo de 2002 e 2006 no comando da seleção da Inglaterra chegando às quartas de final nas duas.
Sueco natural da cidade de Sunne, ele revelou em janeiro deste ano, que tinha “no máximo um ano” de expectativa de vida após receber o diagnostico de câncer de pâncreas. Em maio foi homenageado pela Lazio no estádio do clube, recebendo um mosaico feito pelos torcedores do clube italiano e dando uma volta pelo gramado, e em março comandou um amistoso de lendas da equipe do Liverpool, após ter confidenciado que seu sonho era um dia treinar a equipe inglesa.
Em quase 40 anos de carreira como técnico, Eriksson passou por 11 clubes e quatro seleções diferentes. Ex-lateral-direito, ele também atuou como diretor esportivo.



