Atenção! Um novo golpe envolvendo iPhones está circulando, e os ladrões estão cada vez mais sofisticados. Após roubarem o aparelho, os criminosos entram em contato com a vítima, fingindo ser da Apple, alegando que o celular foi localizado na Califórnia.
Mas isso é apenas uma tática para conseguir a senha de desbloqueio da tela e, assim, ter acesso total ao dispositivo. Fique atento! A Apple nunca liga para o proprietário de um iPhone roubado. É importante conhecer esse golpe para não cair na armadilha.
Como o golpe funciona?
O esquema começa logo após o roubo ou furto do iPhone. Os golpistas entram em contato com a vítima usando um número que, à primeira vista, parece ser da Apple, muitas vezes com a localização alterada para a Califórnia. Eles se passam por atendentes da empresa, falando com um tom convincente e, às vezes, até imitam o sotaque americano.
Durante a conversa, eles afirmam que o aparelho foi encontrado e que precisam da senha de quatro dígitos para confirmar a identidade do proprietário. Essa senha é, na verdade, a senha de desbloqueio da tela do iPhone. Com isso, os criminosos conseguem ter acesso a todas as informações do celular.
A Apple nunca liga para o proprietário
Um dos pontos mais importantes a se destacar é que a Apple nunca entra em contato diretamente com o dono do iPhone em casos de roubo ou furto. Portanto, se alguém ligar dizendo ser da empresa, você já pode saber que se trata de um golpe. A empresa de tecnologia tem processos específicos para rastreamento e bloqueio de dispositivos, mas essas ações são realizadas exclusivamente através do sistema Buscar iPhone.
Dicas para se proteger do golpe
Ative o Buscar iPhone
Essa é a primeira e mais importante medida de proteção. Com essa funcionalidade, você pode rastrear, bloquear e até apagar remotamente o conteúdo do aparelho, impedindo que os criminosos tenham acesso aos seus dados.
Nunca forneça a senha do seu iPhone
A senha de quatro dígitos é o seu maior escudo. Nunca a compartilhe com ninguém, especialmente em ligações não solicitadas. Caso receba uma chamada pedindo essa informação, desconfie imediatamente.
Use autenticação em dois fatores
Configure a autenticação em dois fatores em todas as contas vinculadas ao seu iPhone. Assim, mesmo que os ladrões consigam a senha de desbloqueio, eles ainda precisarão de outro código para acessar suas informações.
Bloqueie o chip o mais rápido possível
Se o celular foi roubado, entre em contato com a sua operadora para bloquear o chip imediatamente. Isso impede que os golpistas utilizem seu número para enviar mensagens ou fazer chamadas.
O que fazer se você cair no golpe?
Se, por algum motivo, você forneceu a senha ou acredita que está sendo vítima desse golpe, a primeira coisa a fazer é trocar todas as senhas de suas contas vinculadas ao iPhone. Depois, acesse outro dispositivo e use o Buscar iPhone para bloquear ou apagar todos os dados do aparelho. Em seguida, entre em contato com a polícia e registre um boletim de ocorrência.
Fique atento e espalhe a informação
Esse tipo de golpe se espalha rápido, mas, com a informação certa, podemos reduzir o número de vítimas. Lembre-se: segurança digital é um cuidado que devemos ter diariamente, e todo detalhe faz a diferença.
								
															


