Óculos Falantes: Nova tecnologia promete revolucionar a leitura para deficientes visuais nas escolas
Pesquisar
Foto: Imagem Ilustrativa / Roberto Dziura Jr /Agência Estadual de Noticias / GovPR

Óculos Falantes: Nova tecnologia promete revolucionar a leitura para deficientes visuais nas escolas

Comissão aprova projeto que incentiva uso de óculos com conversor de texto em áudio nas escolas e bibliotecas públicas.

Compartilhe esta notícia:

A Câmara dos Deputados avança em uma proposta que facilita a leitura de pessoas com deficiência visual com o uso dos “óculos falantes”, dispositivo que converte texto em áudio. Esse dispositivo, conectado à armação dos óculos, é equipado com um sensor que captura textos e imagens, transformando-os instantaneamente em som. A ideia de difundi-lo em escolas e bibliotecas públicas é do deputado José Nelto (União-GO), que celebrou a aprovação na Comissão de Educação.

Atualmente, o Brasil conta com cerca de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual, e o dispositivo pode ser um recurso valioso para aumentar a inclusão. A proposta já havia sido aprovada em outra comissão, que sugeriu a criação de um programa nacional para distribuir os óculos nas instituições de ensino. A Comissão de Educação, no entanto, optou por recomendar que o governo incentive o uso, sem a obrigatoriedade.

Especialistas e usuários destacam o impacto dessa tecnologia. Katilene Brito, analista de políticas públicas, afirmou que o óculos falante permitirá mais autonomia, pois o usuário poderá escolher suas leituras. Noeme Rocha, uma defensora de novas tecnologias para deficientes visuais, comemorou a evolução dos recursos assistivos, que têm transformado o acesso à leitura e à educação.

O projeto ainda será analisado por outras comissões da Câmara antes de seguir para votação final, mas já representa uma grande vitória para os deficientes visuais no Brasil.

Com a informação Câmara dos Deputados.

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.