Israel confirma morte do líder do Hamas
Pesquisar
Foto: Reprodução / EuroNews

Israel confirma morte do líder do Hamas

Especialistas em Oriente Médio consideram que a morte de Sinwar é a maior perda estratégica para o Hamas

Compartilhe esta notícia:

Foi confirmada por Israel Katz, ministro das Relações Exteriores de Israel, que o líder do Hamas, Yahya Sinwar, foi morto em Gaza. Conforme afirmado por Katz, Sinwar foi morto por soldados israelenses nesta quinta-feira (17), e foi descrito como o “mentor do massacre e das atrocidades” de 7 de outubro. As Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês) divulgaram uma nota afirmando que Sinwar foi morto por suas tropas em uma operação no sul de Gaza na quarta-feira (16), após um ano de perseguição. A data da morte de Sinwar é diferente da divulgada por Katz.

A IDF também afirmou que Sinwar foi o mentor e executor do ataque de 7 de outubro e foi apontado como responsável pelo assassinato e sequestro de muitos israelenses. “Yahya Sinwar foi eliminado após se esconder por um ano atrás da população civil de Gaza, tanto acima quanto abaixo do solo, em túneis do Hamas na Faixa de Gaza”, diz a declaração.

Especialistas em Oriente Médio consideram que a morte de Sinwar é a maior perda estratégica para o Hamas desde o início da guerra, já era ele quem governava os principais componentes políticos e militares da organização e controlava todos os pontos de poder do grupo.

 

 

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.