A Pesquisa de Intenção de Compras, realizada pelas marcas da LWSA com mais de 3 mil pessoas em todo o país, revela que os consumidores brasileiros estão se preparando com maior antecedência para a Black Friday. Segundo o estudo, 62% dos entrevistados planejam gastar até R$ 3 mil nas promoções, enquanto 64,3% estão organizando suas compras, 44% têm economizado nos últimos meses e 20,3% pretendem utilizar parte do 13º salário para aproveitar as ofertas.
De acordo com o levantamento, 96% dos consumidores planejam realizar compras online na Black Friday de 2024, e 87% já haviam comprado durante o mesmo período em 2023. Entre os itens mais procurados, 51% pretendem adquirir eletrônicos, como smartphones, computadores e TVs; 46% planejam comprar roupas; e 45% estão em busca de eletrodomésticos. A maioria (75%) disse que fará suas compras em marketplaces, seguido pelos sites oficiais das marcas. Quanto às formas de pagamento, 75% preferem utilizar o cartão de crédito, 23,2% optam pelo PIX, e 83% têm a intenção de parcelar suas compras em até 12 vezes.
“Na Black Friday, o parcelamento no cartão de crédito é preferido por consumidores devido à possibilidade de diluir pagamentos sem comprometer o orçamento, além de maximizar benefícios como milhas e cashback. A confiança no cartão de crédito e a popularidade crescente do PIX, que oferece conveniência e gratificação instantânea, são fatores que destacam um consumidor que busca flexibilidade e controle financeiro. Do lado dos lojistas, essas modalidades aumentam o ticket médio, eliminam objeções de compra e garantem liquidez imediata, especialmente útil em períodos de alta demanda”, afirmou Monisi Costa, diretora de Payments da Vindi.
Atrativo
A Pesquisa de Intenção de Compra para a Black Friday 2024 revela que os consumidores estão se antecipando na busca por produtos e preços. Para 57%, os sites e redes sociais das empresas são a principal fonte de informações sobre descontos. Outros canais utilizados incluem perfis focados em promoções e descontos nas redes sociais (24%), e-mails promocionais (37%), sites de comparação de preços (25%), grupos e canais no WhatsApp voltados para promoções (20%), influenciadores digitais (18%) e informativos das lojas ou marcas pelo WhatsApp (17%).
A pesquisa também apontou os principais fatores que influenciam as compras: 65% dos consumidores mencionaram os anúncios na internet, 59% citaram as redes sociais e 19% destacaram os influenciadores digitais. “Neste período pré-Black Friday, conhecer os hábitos do consumidor e onde estão as fontes em que ele confia para decidir a compra é um grande diferencial para os lojistas. E a grande novidade que chama a atenção neste ano em relação ao anterior é a consolidação dos canais de ofertas nos aplicativos de mensagens, como o WhatsApp e Telegram. Isso mostra que em pouco tempo essa opção já figura na preferência do brasileiro, inclusive superando outras bem estabelecidas, como os influenciadores, por exemplo”, disse Marcelo Navarini, diretor do Bling.
Custos com frete
Quase 60% dos entrevistados afirmaram que o valor do frete é um fator crucial e decisivo para suas compras online, enquanto cerca de 40% não estariam dispostos a pagar mais caro pelo envio rápido do produto. A pesquisa também destacou os principais motivos que levam o consumidor a desistir de uma compra, mesmo diante de uma boa oferta na Black Friday: 57% citaram as taxas de frete, 50% mencionaram preços superiores aos de períodos sem promoções, 45% indicaram falta de confiança na loja, 43% observaram notas baixas em sites de reputação, 42% apontaram avaliações negativas nas redes sociais, e 40% afirmaram que o desconto não seria atraente o suficiente.
Além disso, 57% dos consumidores já desistiram de uma compra devido ao valor do frete, e 50% evitariam a compra se os preços fossem mais altos do que fora da Black Friday.
Crédito @uffizicom
Para outras dúvidas, entrar em contato com nathalia.ferrari@uffizi.com.br



