Sem definição sobre quitação de pagamentos em atraso com os médicos, os atendimentos ambulatoriais e procedimentos eletivos estarão suspensos a partir da meia-noite desta terça-feira (5) no Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG) em Canoas. Os médicos afirmam que não recebem suas remunerações em dia há meses. O Sindicato Médico do RS (Simers) vem negociando há meses com a prefeitura diante da situação.
Em respeito à população, os médicos afirmam que serão mantidos os atendimentos de urgência e emergência. A decisão dos profissionais, que estão em Assembleia Geral Extraordinária (AGE) permanente, é consequência da falta de definição da gestão do hospital sobre um calendário de pagamento dos médicos. Eles estão sem receber 50% dos serviços prestados em julho deste ano (primeira parcela paga apenas para alguns) e agosto, sendo que setembro vence no dia 10 de novembro.
A coordenadora da Região Metropolitana do Simers, Gabriela Schuster, explica que um ofício sobre a suspensão foi encaminhado à direção do HNSG nesta segunda-feira (4), bem como à Prefeitura Municipal, ao Conselho Regional de Medicina (Cremers) e à Promotoria de Justiça Cível de Canoas. São várias as especialidades afetadas, como cirurgia geral, cirurgia torácica, oncologia, urologia, clínica geral, oftalmologia e traumato-ortopedia. Apenas na traumatologia, por exemplo, são realizadas 1.100 consultas por mês, em um serviço referência para Canoas e mais 30 municípios.
“Os médicos só voltam a atender quando recebermos alguma resposta concreta sobre o pagamento, pois desde setembro estamos alertando os gestores sobre a gravidade da situação. Infelizmente, não temos respostas sobre quando os médicos vão receber pelo trabalho prestado e a deliberação dos profissionais também é mais um pedido de socorro para a Saúde de Canoas. Não podemos mais aceitar esse descaso, que também é uma afronta à população”, afirma a diretora do Simers.
A Prefeitura de Canoas informa que o repasse para pagamento dos profissionais CLTs está em dia. Em relação aos PJs, os repasses foram feitos conforme cronograma acordado com a direção do hospital, com novos pagamentos previstos para esta semana.
Sobre paralisação nos atendimentos eletivos, a direção do hospital não confirma esta possibilidade e que serão tomadas todos as medidas jurídicas para garantir o pleno funcionamento da instituição.



