O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, cumprimentou Yamandú Orsi, presidente eleito do Uruguai, logo após as projeções apontarem a vitória do candidato de esquerda. “Essa é uma vitória de toda a América Latina e do Caribe. Brasil e Uruguai seguirão trabalhando juntos no Mercosul e em outros fóruns pelo desenvolvimento justo e sustentável, pela paz e em prol da integração regional”, comentou o presidente brasileiro.
Com a eleição de Yamandú Orsi, a Frente Ampla reassume o governo que havia perdido em 2020, após três mandatos consecutivos, incluindo um liderado por José Mujica (2010-2015). Professor de história e com 57 anos, Orsi tomará posse em 1º de março, sucedendo Luis Lacalle Pou, que encerra seu mandato com cerca de 50% de aprovação, mas sem possibilidade de reeleição imediata devido a restrições constitucionais.
Yamandú, ex-prefeito do departamento de Canelones, liderou todas as pesquisas anteriores ao pleito, embora com Delgado logo atrás, em uma diferença que se mantinha dentro da margem de erro. O Uruguai, conhecido como a democracia mais sólida da América Latina, destaca-se por sua alta renda per capita e níveis reduzidos de pobreza e desigualdade em comparação com outros países da região.
No entanto, questões como o alto custo de vida e a criminalidade preocupam os eleitores dessa nação agrícola, que conta com 3,4 milhões de habitantes e 12 milhões de cabeças de gado.



