Cozinha e outras três áreas do restaurante eram abastecidas por ligação clandestina. As ações de combate ao furto ocorrem em parceria com as forças de segurança. O gerente de um restaurante localizado dentro de um shopping, na zona norte de Porto Alegre, foi preso pela Polícia Civil na tarde desta segunda-feira (9) por furto de energia.
O responsável foi preso em flagrante pela polícia, assim que os técnicos da CEEE Equatorial identificaram por meio de uma fiscalização que três áreas do estabelecimento, incluindo a cozinha, eram abastecidas por uma ligação clandestina. O combate ao furto de energia é priorizado pela distribuidora com inspeções rotineiras desde julho de 2021, quando o Grupo Equatorial Energia assumiu a gestão da companhia. Este trabalho é feito em parceria com a Polícia Civil por se tratar de crime tipificado no Código Penal Brasileiro.
“Quem desvia energia faz com que todos os consumidores paguem por uma tarifa mais cara. E, no caso do comércio, existe ainda concorrência desleal com os estabelecimentos que atuam dentro da regularidade”, afirma o Executivo de Perdas da CEEE Equatorial, Sidney da Costa.
As ações de combate ao furto ocorrem rotineiramente em parceria com as forças de segurança. A iniciativa é realizada em unidades industriais, comerciais e residenciais dentro da área de concessão da companhia. Só em 2024, já foram contabilizadas 77 prisões por furto de energia e de equipamentos da distribuidora.



