Projeto de rap e funk de Porto Alegre é reconhecido com o Prêmio Innovare
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Foto: Arquivo Pessoal

Projeto de rap e funk de Porto Alegre é reconhecido com o Prêmio Innovare

Iniciativa socioeducativa transforma a vida de jovens e reduz a reincidência no crime ao oferecer cultura hip hop como ferramenta de reintegração.

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O projeto Partiu Aula na Justiça, voltado para jovens de Porto Alegre envolvidos em atos infracionais, foi premiado com o Prêmio Innovare, um dos maiores reconhecimentos na área jurídica. A cerimônia de entrega do prêmio ocorreu na quarta-feira (11) no Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília, e destacou a relevância da iniciativa na reintegração de jovens à sociedade. O projeto, que venceu 103 concorrentes na categoria Juiz, foi apresentado pelo juiz Charles Maciel Bittencourt e pelo rapper e educador social Rafael Diogo dos Santos (Rafa Rafuagi).

Iniciado em 2022, o Partiu Aula na Justiça oferece aos jovens apreendidos por atos infracionais como tráfico de drogas a oportunidade de evitar o processo judicial e medidas socioeducativas de internação, por meio de aulas de cultura hip hop. Durante o curso, os participantes escrevem rap ou funk, gravam músicas e produzem videoclipes. Ao cumprirem a frequência mínima nas atividades, recebem diploma e têm prioridade para continuar os estudos com bolsa de estudos no Senac.

Com resultados impressionantes, o projeto já formou 163 jovens, e até o final deste ano, esse número deve subir para 240. O índice de reincidência entre os participantes é extremamente baixo, com apenas seis casos registrados até agora. Durante a premiação, o juiz Bittencourt destacou o impacto positivo da iniciativa, ressaltando a importância da reflexão e da oportunidade para mudança na vida desses jovens.

O projeto também se destaca pela escolha do rap e do funk como ferramentas de transformação. “A conexão com esses jovens acontece por meio de uma linguagem que eles compreendem, o que os ajuda a refletir sobre suas escolhas e traçar novos caminhos”, explicou Bittencourt. A iniciativa reafirma que, em vez de punição, é possível oferecer uma alternativa pedagógica e cultural para a mudança de vida dos adolescentes.

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