Mark Zuckerberg anuncia novas medidas para proteger a liberdade de expressão no Facebook e Instagram
Pesquisar
Foto: Reprodução

Mark Zuckerberg anuncia novas medidas para proteger a liberdade de expressão no Facebook e Instagram

Abordagem era parte do compromisso da empresa em combater desinformação e promover um ambiente seguro nas redes sociais

Compartilhe esta notícia:

Em uma mudança significativa no modo de moderar conteúdos em suas plataformas, a Meta anunciou nesta terça-feira (7) que está encerrando seu programa de verificação de fatos. O recurso será substituído pelas chamadas “Notas da Comunidade”, uma funcionalidade similar à implementada pelo X (antigo Twitter), de Elon Musk. A decisão foi revelada pelo próprio presidente-executivo da empresa, Mark Zuckerberg, em uma postagem no Instagram.

Vamos nos livrar dos verificadores de fatos e substituí-los por Notas da Comunidade, semelhantes ao X, começando nos EUA“, declarou Zuckerberg.

Entenda a mudança

Anteriormente, a Meta contava com uma estrutura robusta para a verificação de conteúdos, composta por parcerias com organizações especializadas em verificação de fatos (fact checking, em inglês) e uma equipe interna dedicada à moderação de postagens. Essa abordagem era parte do compromisso da empresa em combater desinformação e promover um ambiente seguro nas redes sociais.

Com a adoção das Notas da Comunidade, a estratégia de moderação ganha um novo formato. Nos casos de conteúdos considerados de “menor gravidade” pela Meta, os próprios usuários passarão a ter um papel ativo. Eles poderão adicionar correções diretamente aos posts, como um complemento ao conteúdo original, similar ao funcionamento já consolidado no X.

Agora, nosso foco será em filtros para combater violações legais e de alta gravidade. Para casos de menor gravidade, iremos depender de denúncias, antes de tomarmos qualquer ação“, afirmou Zuckerberg em um vídeo explicativo divulgado na mesma data.

Zuckerberg também destacou que a tecnologia de filtros de verificação será aprimorada para se tornar mais eficiente e precisa. Segundo ele, o objetivo é garantir que as análises feitas antes da remoção de conteúdos sejam mais criteriosas, reduzindo erros e atendendo às demandas da comunidade.

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.