Como vivemos dizendo aqui na coluna: os desdobramentos políticos são constantes e fluidos, sendo que o cenário atual pode ser completamente diferente do que vai ser revelado em um ano de pleito. E por falar em pleito, os últimos acontecimentos estão relacionados com a corrida ao Palácio Piratini em 2026.
Onyx Lorenzoni, uma das figuras mais associadas com a ala bolsonarista da política, manifestou interesse de se filiar ao União Brasil, certamente visando a corrida ao governo do RS. Um dos aliados mais próximos de Onyx afirmou que ele acertou a transferência para o União com o governador de Goiás, Ronaldo Caiado.
Porém, tal atitude certamente causaria uma grande perturbação nos planos do deputado federal, Tenente-Coronel Zucco (PL), que tem se movimentado e articulado visando o Palácio Piratini em 2026. Caso se tratasse de dois candidatos de polos diferentes do espectro político, não haveria problema algum nisso. Contudo, tanto Onyx quanto Zucco estão vinculados à ala bolsonarista, o que causaria um mal entre os aliados. Dessa forma, imaginando um cenário que ambos concorrem ao governo do estado, a votação ficaria mais diluída e dificultando a situação de ambos à frente de qualquer outro adversário.
Não se sabe ainda quais vão ser os desdobramentos futuros com relação ao movimento de Onyx. Atualmente, ele está morando em Portugal, sendo que deve passar por uma rápida visita ao Brasil em fevereiro, mas deve voltar em definitivo para o território gaúcho em abril. O mais provável é que haja algum tipo de diálogo para aparar as arestas, muito provavelmente mediada por figuras importantes, como o próprio ex-presidente, Jair Bolsonaro.



