A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), em parceria com o 9° Batalhão de Polícia Militar e o Grupo de Policiamento de Trânsito (GPTran/CPC), realizou uma operação de fiscalização na região da Estação Rodoviária de Porto Alegre nesta quarta (8) e quinta-feira (9). Durante a ação, mais de 60 veículos foram abordados nas ruas Comendador Álvaro Guaspari e Emília Moraes de Azevedo. Como resultado, 29 veículos foram autuados por diversas irregularidades, dois foram recolhidos ao depósito do Detran-RS por estarem em condições inadequadas de circulação e 16 CRLVs foram retidos, podendo ser liberados após vistoria na sede da EPTC.
Adailton Maia, gerente de Fiscalização de Transporte da EPTC, destacou a importância da segurança no transporte por aplicativo. “Os veículos precisam estar em bom estado de conservação, já que itens básicos são essenciais para a segurança de passageiros e motoristas”, afirmou. A fiscalização também incluiu o transporte interestadual irregular, reforçada devido ao aumento da demanda no período de veraneio. De acordo com a Resolução da ANTT, veículos clandestinos estão sujeitos à apreensão por 72 horas e multa de R$ 7.428,32.
O diretor de Operações da EPTC, Carlos Pires, alertou sobre os perigos do transporte clandestino, especialmente em viagens longas. Segundo ele, “os motoristas muitas vezes não têm treinamento adequado, enfrentam jornadas exaustivas e utilizam veículos em condições precárias, como pneus desgastados e superlotação”. A EPTC realiza fiscalizações regulares para garantir a segurança do transporte em Porto Alegre. Informações e denúncias podem ser feitas pela Central 156 (opção 1) ou pelo número 118, com atendimento disponível 24 horas por dia.