Disney enfrenta nova acusação de plágio envolvendo a franquia Moana
Pesquisar
Foto: Divulgação/Disney

Disney enfrenta nova acusação de plágio envolvendo a franquia Moana

Entre os pontos apontados estão a jornada de jovens protagonistas que desafiam os pais, embarcam em aventuras para salvar suas comunidades e interagem com espíritos transformadores que assumem formas animais

Compartilhe esta notícia:

O animador Buck Woodall entrou com um processo contra a Disney na última sexta-feira (10), alegando que elementos dos roteiros de Moana (2016) e sua sequência, lançada em 2024, foram plagiados de um projeto não produzido chamado Bucky, criado por ele em 2003.

Conforme os documentos apresentados à corte federal da Califórnia, Woodall afirma que seu roteiro se passa em um vilarejo de uma tribo polinésia e possui várias semelhanças com as histórias da franquia Moana. Entre os pontos apontados estão a jornada de jovens protagonistas que desafiam os pais, embarcam em aventuras para salvar suas comunidades e interagem com espíritos transformadores que assumem formas animais.

Woodall relata que, em 2003, enviou seu roteiro e um trailer de Bucky para Jenny Marchick, que era diretora na Mandeville Films — produtora com vínculos contratuais com a Disney. Ele afirma que foi solicitado a enviar mais materiais do projeto e chegou a acreditar que ele seria produzido. No entanto, não recebeu feedback do estúdio. Atualmente, Marchick é chefe de desenvolvimento de cinema na DreamWorks Animation.

Esta é a segunda vez que Woodall acusa a Disney de plágio. Em novembro de 2024, ele apresentou um processo semelhante em relação ao primeiro Moana, mas o caso foi arquivado, pois o tribunal considerou que houve demora excessiva na apresentação da denúncia. Desta vez, o processo foca exclusivamente na sequência de 2024.

O estúdio Disney ainda não se pronunciou sobre as novas acusações. As investigações sobre o caso estão em andamento.

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.