O Banco Central publicou, nesta quarta-feira (15), um vídeo nas redes sociais com tom irônico para desmentir rumores sobre a taxação do Pix e quebra de sigilo bancário. A campanha assegura que as regras do sistema de pagamento instantâneo não foram alteradas, enfatizando: “Se você fazia Pix gratuitamente, vai continuar fazendo”.
A publicação também alerta contra golpes que circulam em grupos de mensagens, como boletos falsos enviados por golpistas para cobrar taxas inexistentes. O BC destacou a importância de verificar informações antes de compartilhar ou realizar transações.
A ação integra uma estratégia da autarquia para combater fake news. Apesar de o governo anunciar mudanças na fiscalização das transações, a disseminação de informações falsas gerou dúvidas entre os usuários e resultou na suspensão das novas regras.
Com humor e objetividade, o BC reafirma a gratuidade do sistema Pix e reforça seu papel na segurança e educação dos usuários frente às crescentes tentativas de fraude digital.
Veja o vídeo:
Faaaaala meus amantes de teoria da conspiração e caçadores de tarifa em serviço de pagamento gratuito! BC Sincero na área para aliviar o coraçãozinho de quem desceu pro BC com a cabecinha cheia de fake news sobre cobrança de taxa no Pix e fim do sigilo bancário das suas finanças. pic.twitter.com/VkslXo3XSP
— Banco Central BR (@BancoCentralBR) January 15, 2025



