O governo federal está preparando uma campanha publicitária que pode custar até R$ 50 milhões para esclarecer as polêmicas em torno do monitoramento do Pix após o fiasco que foi a tentativa de implementação. O governo Lula foi obrigado a revogar a norma que instituiu a medida, muito devido ao vídeo viral do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG). Agora, o objetivo é reconquistar a confiança da população com relação a essa questão através de campanhas. Assim, essa vai ser a nova tarefa de Sidônio Palmeira, o novo ministro da Secom.
A medida do governo mostra claramente a dificuldade que a equipe de Lula tem para lidar com a comunicação em meio digital. Porém, o valor investido para tirar esse desaforo que ficou entalado na garganta de todos pode soar ainda mais indigesto para o bolso do contribuinte que vai pagar por essa campanha.
Mais uma vez, podemos ver o quanto o vídeo de Nikolas Ferreira balançou os alicerces do governo Lula que já não andavam firmes devido a vários outros problemas que vêm ocorrendo na gestão.
A controvérsia acontece em meio a outras medidas relacionadas ao Pix. Na semana passada, o presidente Lula editou uma medida provisória que proíbe a cobrança de taxas extras em transações realizadas pelo sistema, buscando reforçar o compromisso do governo com a transparência e a defesa da economia popular.



