Recentemente, contamos aqui na coluna que o governo Lula vai investir R$ 50 milhões em campanhas publicitárias após o fiasco causado pela crise do Pix e pela elevação no preço da comida. E pelo visto, a tarefa do novo secretário da Secom, Sidônio Palmeira, se complicou ainda mais com os dados mais recentes.
A avaliação positiva do governo Lula caiu de 52% em dezembro para 47%, enquanto a reprovação subiu de 47% para 49%, conforme pesquisa da Quaest divulgada nesta segunda-feira (27). O principal motivo apontado é o aumento no preço dos alimentos, que uniu eleitores de Lula e Bolsonaro em insatisfação. A crise do Pix também contribuiu para a piora na percepção.
Contra os números há pouco o que se possa argumentar. O que podemos perceber, com estes resultados, é que a dificuldade do governo em colocar a economia brasileira nos eixos está irritando a população. E quando se coloca em comparação as promessas de campanha, fica difícil ignorar os resultados frustrantes que foram entregues até agora.
Ainda é cedo para dizer se esses R$ 50 milhões em campanhas publicitárias vão resolver alguma coisa com relação a imagem do governo federal. Mas uma coisa é certa: nada disso vai adiantar se o povo continuar indo no supermercado e vendo que o dinheiro compra cada vez menos comida. E, aparentemente, a equipe de Lula está contando com essa possibilidade.



