CPF irregular? Você pode perder sua chave Pix
Pesquisar
Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

CPF irregular? Você pode perder sua chave Pix

Mudanças foram anunciadas hoje (6) pelo Banco Central

Compartilhe esta notícia:

O Banco Central (BC) anunciou mudanças nas regras do Pix para reforçar a segurança das transações e evitar fraudes. A nova regulamentação, publicada nesta quinta-feira (6), impede o registro de chaves Pix para pessoas e empresas que estejam com CPF ou CNPJ irregulares na Receita Federal. A medida tem como objetivo alinhar as informações dos usuários às bases cadastrais do órgão fiscalizador.

De acordo com a norma, CPFs com status “suspensa”, “cancelada”, “titular falecido” ou “nula” não poderão ter chaves Pix registradas na base do BC. Para empresas, a restrição se aplica a CNPJs classificados como “suspensa”, “inapta”, “baixada” ou “nula”. A atualização não está relacionada ao pagamento de tributos, mas sim à consistência dos dados cadastrais com os registros da Receita Federal. As instituições participantes do Pix deverão verificar a regularidade dos dados sempre que houver uma operação como registro, alteração ou portabilidade de chaves.

Além disso, a nova regra proíbe a alteração de informações vinculadas a chaves aleatórias, exigindo a criação de uma nova chave para qualquer atualização. Também fica proibida a reivindicação de posse para chaves Pix do tipo e-mail, mantendo apenas a funcionalidade para chaves do tipo celular, que podem mudar de titularidade em casos de números pré-pagos. O Banco Central informou que monitorará as instituições financeiras e poderá aplicar penalidades para aquelas que não cumprirem as exigências, garantindo mais proteção aos usuários.

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.