O avanço da frota de veículos elétricos e híbridos no Brasil e no Rio Grande do Sul está impondo novos desafios à gestão pública. Enquanto o país viu um crescimento de 77% nesse segmento em 2024, o RS registrou alta ainda maior, de 80,6% em relação ao ano anterior. Durante painel no South Summit Brazil 2025, nesta sexta-feira (11), o diretor-técnico do DetranRS, Fábio Santos, defendeu a necessidade de regramentos específicos e infraestrutura adequada para acompanhar esse novo cenário de mobilidade.
Santos apresentou sete pontos críticos que precisam ser enfrentados no processo de eletrificação da frota: registro, remoção, fiscalização, peças de reposição, formação dos condutores, estacionamento e circulação, além do resgate veicular. “A eletrificação da frota é positiva por reduzir poluentes e ruídos, mas traz demandas técnicas que precisam ser regulamentadas. Não podemos ignorar questões como segurança na remoção, riscos em caso de acidentes e reciclagem de peças”, alertou.
Outro tema destacado foi a formação de condutores, que segundo ele, também deve evoluir. “Veículos elétricos oferecem uma experiência diferente, com câmbio automático, sem ruídos e aceleração distinta. Isso exige novas competências, especialmente no uso de tecnologias e no planejamento de viagens com base na localização de estações de recarga”, afirmou. Ele pontuou que a legislação atual ainda não contempla essas especificidades.
Para enfrentar os desafios, Santos anunciou a criação de um grupo de trabalho no RS que reunirá entidades como universidades, Fenabrave, Corpo de Bombeiros, Centros de Formação de Condutores e outras instituições. O objetivo é desenvolver propostas de regulamentação que possam servir de referência nacional. “A inovação chegou antes do regramento, mas não podemos mais adiar esse debate”, finalizou.



