Casarão de 117 anos resiste a enchentes e vira símbolo de resiliência no RS
Pesquisar
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Casarão de 117 anos resiste a enchentes e vira símbolo de resiliência no RS

Casa do Peixe sobrevive à força do Rio Taquari e mantém tradição familiar no Vale do Taquari

Compartilhe esta notícia:

Em meio à destruição causada pelas enchentes em Arroio do Meio, no Vale do Taquari (RS), um casarão centenário se destaca como símbolo de resistência. Com 117 anos de história, o imóvel abriga o restaurante Casa do Peixe, mantido há sete décadas pela mesma família. Apesar da força da correnteza em maio de 2024, que atingiu 8,5 metros de altura, o prédio resistiu intacto, enquanto ao seu redor, casas foram arrastadas pelo rio.

A estrutura robusta, originalmente construída para ser um moinho, já havia sobrevivido à histórica enchente de 1941 e diversas outras inundações menores. Solange Oliveira Schneider e seu marido, Darcísio, à frente do restaurante há 40 anos, decidiram reabrir o negócio após meses de limpeza e recuperação. A retomada ocorreu em 20 de setembro, data simbólica para os gaúchos, e reacendeu a esperança no local que agora é estudado para se tornar patrimônio histórico do estado.

Enquanto o restaurante luta para retomar o movimento, a reconstrução da cidade avança lentamente. A demanda por novas moradias supera 700 unidades, mas poucas serão entregues a curto prazo. No bairro Navegantes, onde o casarão resiste, está previsto um parque público no lugar das casas destruídas. Segundo o prefeito Sidnei Eckert, até 2028 a região ainda estará em obras, aguardando recursos para remover os escombros e iniciar a transformação do espaço.

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.