O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, causou polêmica ao anunciar, em suas redes sociais, que ordenou a reabertura e expansão de Alcatraz, a histórica prisão localizada em uma ilha isolada na Baía de São Francisco, Califórnia. A prisão está desativada há mais de 60 anos.
Trump afirmou: “Quando éramos uma nação mais séria, no passado, não hesitávamos em prender os criminosos mais perigosos e mantê-los longe da sociedade. É assim que deveria ser.” E continuou: “Por isso, estou ordenando ao Departamento Federal de Prisões, ao Departamento de Justiça, ao FBI e ao Departamento de Segurança Interna que reabram e expandam substancialmente Alcatraz, para abrigar os criminosos mais cruéis e violentos do país.”
Para Trump, a reabertura de Alcatraz representaria um símbolo de lei, ordem e justiça nos Estados Unidos. A prisão é famosa por sua localização isolada e difícil acesso, sendo cercada por águas frias e fortes correntes oceânicas que tornam as fugas praticamente impossíveis. Durante seu funcionamento, de 1934 a 1963, Alcatraz abrigou alguns dos criminosos mais notórios da história americana, como o gângster Al Capone e o criminoso George “Machine Gun” Kelly.
Embora a prisão tenha sido palco de 14 tentativas de fuga feitas por 36 criminosos, segundo o FBI, a grande maioria foi recapturada ou morreu durante as tentativas. O caso dos detentos John Anglin, Clarence Anglin e Frank Morris gerou grande especulação, sendo até mesmo retratado no filme de 1979 “Fuga de Alcatraz”, estrelado por Clint Eastwood.
Trump completou: “Os Estados Unidos foram por muito tempo assombrados por criminosos violentos e reincidentes, o lixo da sociedade, que jamais contribuirão com algo além de miséria e sofrimento.” Hoje, a ilha de Alcatraz é uma atração turística operada pelo Serviço Nacional de Parques dos EUA e foi designada como Marco Histórico Nacional.
A prisão foi fechada em 1963, principalmente devido à deterioração da infraestrutura e aos custos elevados para manutenção e abastecimento, uma vez que tudo precisava ser transportado de barco para a ilha.



