Um estudante ficou preso por horas dentro do Colégio Maria Imaculada, em Porto Alegre, após a realização de um simulado do Enem na manhã desta sexta-feira (31). O exame teria iniciado por volta das 7h, e o aluno permaneceu preso até às 13h, sendo resgatado apenas após acionar o alarme de incêndio da instituição.
Segundo relatos, ao término da prova, o estudante retornou sozinho a outra sala para buscar seus pertences, momento em que os portões foram fechados. “Quando terminou a prova todos saíram, e ele voltou em outra sala para pegar os pertences. Nesses poucos minutos, fecharam a escola”, contou a mãe de uma colega do aluno, que preferiu não se identificar. Ela estava do lado de fora da escola e recebeu mensagens desesperadas do jovem, que tentava contato.
Sem acesso a números de funcionários e sem resposta imediata da administração, o aluno decidiu, por volta das 12h, acionar o alarme de incêndio. O sinal soou por cerca de uma hora até que uma funcionária finalmente abriu o local e ele pôde sair.
Ainda de acordo com a mãe da colega do estudante, a reação da direção da escola foi distante e pouco acolhedora. “Ela [a diretora] foi seca com ele, como se a culpa fosse dele”, afirmou a responsável.
Até o momento, o Colégio Maria Imaculada não se pronunciou oficialmente sobre o caso. O episódio gerou revolta entre pais e alunos, que apontam falhas graves nos protocolos de segurança e comunicação da instituição.



