O montanhista brasileiro Edson Vandeira, 36 anos, está desaparecido junto com dois colegas peruanos desde quinta-feira (29) durante uma escalada técnica no Nevado Artesonraju, pico de 6.025 metros na Cordilheira Blanca, Peru. O grupo, formado por alunos do prestigiado Centro de Estudos de Alta Montanha (CEAM), deveria ter retornado no domingo (1º), mas não deu mais sinais de vida após possivelmente atingir o cume na madrugada de sexta-feira.
Detalhes da operação de busca:
Equipes de resgate encontraram a barraca do grupo vazia
Luzes foram avistadas na crista da montanha durante a noite de ascensão
A descida do Artesonraju exige quatro rapéis técnicos de alta dificuldade
A Polícia de Alta Montanha do Peru coordena as buscas na região do Parque Nacional Huascarán
Vandeira, natural de Campo Grande (MS), é um experiente guia de montanha e fotógrafo premiado, com nove expedições à Antártida em seu currículo. Em 2021, foi finalista do Wildlife Photographer of the Year por seu trabalho documentando incêndios no Pantanal, e em 2022 participou como cinegrafista da série “Andes Extremo” do History Channel.
O brasileiro escalava com Efraín Pretel Álonzo (de Huari) e Jesús Huerta Picón (de Caraz), ambos aspirantes a guias como ele. Familiares e amigos acompanham com apreensão as buscas, enquanto a comunidade de montanhismo internacional mobiliza apoio para as operações de resgate.



