COLUNA | Bomba: escanteado pelo PL, Onyx será anunciado pelo PP e pode disputar o governo do RS em 2026
Pesquisar
Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

COLUNA | Bomba: escanteado pelo PL, Onyx será anunciado pelo PP e pode disputar o governo do RS em 2026

A entrada dele no Progressistas é vista como um fator de pressão sobre a aliança do PL no Rio Grande do Sul, já que pode dividir o eleitorado conservador e reconfigurar os palanques da direita gaúcha

Compartilhe esta notícia:

O ex-ministro Onyx Lorenzoni será oficialmente anunciado como novo filiado ao Progressistas (PP) na próxima segunda-feira (16). A movimentação ocorre após a divulgação de um vídeo do ex-presidente Jair Bolsonaro confirmando os nomes de Luciano Zucco e Sanderson como pré-candidatos do PL ao governo do Rio Grande do Sul e ao Senado, respectivamente, o que deixou Onyx fora dos planos iniciais da sigla.

Com a filiação ao PP, partido que integra a base bolsonarista, Onyx passa a ser uma peça estratégica para a disputa majoritária no estado em 2026. Derrotado por Eduardo Leite no segundo turno das eleições de 2022, ele segue com forte influência entre os eleitores de direita e pode se lançar novamente ao governo ou ao Senado.

Contudo, a entrada de Onyx no Progressistas é vista como um fator de pressão sobre a aliança do PL no Rio Grande do Sul, já que pode dividir o eleitorado conservador e reconfigurar os palanques da direita gaúcha. A articulação reforça o papel do PP nas negociações eleitorais e abre novas possibilidades para a construção de alianças nos próximos meses.

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.