Frente fria traz chuva forte e risco de temporais no Sul do Brasil
Pesquisar
Foto: Juliano Haesbaert / PortoAlegre24Horas

Frente fria traz chuva forte e risco de temporais no Sul do Brasil

Este sábado deve concentrar o maior volume de instabilidade no Rio Grande do Sul

Compartilhe esta notícia:

O Sul do Brasil deve enfrentar um fim de semana marcado por tempo instável e possibilidade de episódios de tempo severo. Segundo a MetSul Meteorologia, uma frente fria avança pela região e, com ela, aumentam as chances de temporais isolados nos três estados — Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná — tanto no sábado quanto no domingo.

A aproximação do sistema frontal será precedida pela entrada de ar quente transportado por uma corrente de jato em baixos níveis da atmosfera. Essa combinação favorece a formação de nuvens bastante carregadas, capazes de provocar tempestades localizadas com raios, pancadas intensas de chuva, granizo e rajadas fortes de vento.

Embora não se espere um cenário de temporais amplamente distribuídos, os meteorologistas alertam para a possibilidade de tempestades pontuais acompanhadas de chuva volumosa. Em algumas localidades, os acumulados podem passar dos 50 mm no período de 24 horas, chegando em pontos isolados a marcas entre 75 mm e 100 mm, especialmente no território gaúcho.

O sábado deve concentrar o maior volume de instabilidade no Rio Grande do Sul. Em Porto Alegre e outras cidades gaúchas, o sol pode aparecer na manhã de sábado antes da chegada da frente fria, que deve espalhar a chuva por quase todo o estado até o fim do dia. A instabilidade atinge também áreas do Oeste catarinense e paranaense.

No domingo, o tempo começa a melhorar gradualmente no Rio Grande do Sul, mas ainda haverá áreas com garoa e chuva. Já nos estados vizinhos, o domingo será de tempo instável, com chuvas mais generalizadas e risco de tempestades isoladas. Durante o dia, a frente avança para São Paulo, mas com menos força.

Outro ponto de atenção é o vento Norte, que deve soprar seco e quente antes da chegada da frente fria. As rajadas podem ser intensas em localidades como Santa Maria, no Norte gaúcho. A interação entre o sistema frontal e a corrente de jato deixa em aberto, ainda que com risco baixo, a chance de formação de tornados na região.

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.