As academias de Porto Alegre poderão ter que adotar redes de proteção nas janelas e paredes de vidro. Um projeto de lei, de autoria do vereador Jonas Reis (PT), começou a tramitar na Câmara Municipal com o objetivo de reforçar a segurança dos praticantes de atividades físicas.
A proposta determina que as redes sejam capazes de impedir a queda de adultos durante os exercícios. A instalação só poderá ser realizada por profissionais como engenheiros civis ou arquitetos, e a manutenção também ficará a cargo de empresas técnicas com acompanhamento especializado.
O texto prevê multas para as academias que não cumprirem a medida: a primeira infração resultará em 1 mil UFMs, valor que sobe para 2 mil UFMs em caso de reincidência. Em situações de repetição, a academia poderá ser interditada até regularizar a situação.
O vereador justifica a proposta afirmando que as áreas envidraçadas, apesar de oferecerem iluminação natural e um ambiente agradável, podem representar sérios riscos, como acidentes com vidro e quedas durante os exercícios. O valor atual de uma UFM em Porto Alegre é de R$ 5,771.
Com a informação CMPA.



