Governo do RS vai financiar desfile da Portela sobre a negritude gaúcha no Carnaval 2026 no RJ
Pesquisar
Fotos: Valter Campanato/Agência Brasil | Alexandre Vidal / Rio Carnaval/Divulgação

Governo do RS vai financiar desfile da Portela sobre a negritude gaúcha no Carnaval 2026 no RJ

Além da ajuda financeira, o governo gaúcho também vai atuar como articulador entre a Portela e lideranças locais, além de apoiar a busca de patrocínios via Lei Rouanet

Compartilhe esta notícia:

O governo do Rio Grande do Sul confirmou que vai aportar recursos para o desfile da escola de samba Portela, no Rio de Janeiro, durante o Carnaval de 2026. Segundo a coluna de Rosane de Oliveira, de GZH, o valor da parceria institucional ainda está em negociação e deve ser oficializado nos próximos dias, segundo o Palácio Piratini. A iniciativa será coordenada pela Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), com apoio da Secretaria Extraordinária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade (Seidape).

Além da ajuda financeira, o governo gaúcho também vai atuar como articulador entre a Portela e lideranças locais, além de apoiar a busca de patrocínios via Lei Rouanet. O pedido de apoio partiu da própria escola de samba, que escolheu como enredo para 2026 o tema “O mistério do Príncipe Bará: a oração do Negrinho e a ressurreição de sua coroa sob o céu aberto do Rio Grande”. O desfile pretende exaltar a cultura afro-gaúcha e sua contribuição para a formação da identidade brasileira.

Ainda de acordo com GZH, o enredo terá como figura central o Príncipe Custódio, importante líder afrodescendente que chegou a Porto Alegre no início do século 20 e foi fundamental na consolidação das religiões de matriz africana no Estado. A escolha do tema, segundo o governo, coincide com os novos dados do Censo 2022, que revelam o Rio Grande do Sul como o Estado com a maior proporção de praticantes dessas religiões no Brasil.

As tratativas entre a Portela e o governo gaúcho começaram ainda em abril e foram intensificadas após a eleição de Júnior Escafura como novo presidente da escola carioca. A proposta é que o desfile sirva como uma celebração da ancestralidade, da diversidade e do protagonismo negro no Rio Grande do Sul, levando essas histórias para a maior festa popular do país.

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.