Nos próximos dias, Porto Alegre enfrentará uma combinação de frio intenso e elevação do nível do Guaíba, que segue subindo a uma taxa de 1,5 cm por hora. Atualmente, o rio está com 2,53 metros, e a previsão é que alcance a cota de inundação de 3,60 metros até o início da próxima semana, gerando risco de alagamentos.
A previsão do tempo indica que as temperaturas mínimas devem chegar a 6°C até segunda-feira, enquanto as máximas permanecem abaixo dos 18°C. O céu deve se manter encoberto, com chuvas isoladas entre sexta e domingo e possibilidade de mais precipitações na segunda-feira.
O vento, que deve soprar entre fraco e moderado, terá variação de noroeste a sudoeste, aumentando a sensação de frio durante as madrugadas. As condições atmosféricas, combinadas com a umidade em torno de 100%, reforçam o alerta para moradores das zonas de risco.
A situação é acompanhada em tempo real por órgãos como o Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS, o Serviço Geológico do Brasil e a Defesa Civil, com monitoramento constante das bacias hidrográficas do RS, fundamentais para entender o impacto das chuvas na elevação do Guaíba.
Com a informação INMET.



