Aclamado mundialmente, o filme “Cidade de Deus” (2003) conquistou mais um reconhecimento de peso ao ser incluído na lista dos 100 melhores filmes do século 21 elaborada pelo jornal norte-americano The New York Times. A produção brasileira aparece em 15º lugar, sendo o único título nacional a figurar no ranking.
Dirigido por Fernando Meirelles e Kátia Lund, o longa é uma adaptação do livro homônimo de Paulo Lins, que retrata a ascensão do crime organizado na favela Cidade de Deus, no Rio de Janeiro, nas décadas de 1960 a 1980. A obra se destacou pela linguagem visual inovadora e narrativa impactante, tornando-se um marco do cinema nacional.
Na época de seu lançamento, o filme ganhou projeção internacional e foi indicado a quatro categorias no Oscar de 2004: Melhor Direção, Roteiro Adaptado, Fotografia e Montagem. Mesmo sem ter vencido, sua presença entre os finalistas já havia consolidado sua importância na história do cinema mundial.
O primeiro lugar da lista ficou com o sul-coreano “Parasita”, de Bong Joon-ho, vencedor do Oscar de Melhor Filme em 2020. O pódio é completado por “Cidade dos Sonhos” (Mulholland Drive), de David Lynch, e “Sangue Negro” (There Will Be Blood), de Paul Thomas Anderson.
A seleção dos 100 melhores filmes foi elaborada pelos críticos A.O. Scott e Manohla Dargis, que consideraram produções lançadas a partir do ano 2000. A presença de “Cidade de Deus” entre os mais bem colocados reforça a força e a relevância do cinema brasileiro no cenário internacional.



