Morreu nesta sexta-feira (28), em Porto Alegre, o jornalista, escritor e comentarista Ruy Carlos Ostermann, aos 90 anos. Ele estava internado no Hospital Moinhos de Vento, onde faleceu por complicações de saúde.
Reconhecido como uma das vozes mais influentes da comunicação no Rio Grande do Sul, Ostermann foi muito além do microfone: foi educador, pensador, escritor e político. Ao longo da carreira, publicou 11 livros e formou gerações de jornalistas e comunicadores.
Nascido em São Leopoldo, construiu uma trajetória sólida e respeitada no jornalismo esportivo e na reflexão sobre a cultura e a sociedade. Sua presença marcante no rádio e na imprensa deixou um legado duradouro — tanto pelas palavras ditas, quanto pelas que inspirou.
Figura de enorme prestígio, Ruy foi homenageado em vida com o livro Ruy Carlos Ostermann – um encontro com o Professor, que reúne relatos e reflexões sobre sua história e influência. Agora, o Rio Grande do Sul se despede de um dos seus maiores intelectuais da comunicação.
O velório e os detalhes da despedida ainda não foram divulgados.



