Raphinha critica realização do Mundial entre temporadas e defende descanso para atletas
Pesquisar
Foto: Reprodução G1

Raphinha critica realização do Mundial entre temporadas e defende descanso para atletas

Atacante do Barcelona afirma que jogadores não foram consultados e cobra respeito ao período de férias

Compartilhe esta notícia:

De férias no Brasil após uma temporada vitoriosa pelo Barcelona, Raphinha criticou duramente o calendário da nova edição da Copa do Mundo de Clubes da FIFA, marcada para acontecer entre o fim de uma temporada europeia e o início da seguinte. Durante evento com patrocinadores nesta sexta-feira (27), o jogador de 28 anos afirmou que disputar o torneio nesse período obriga os atletas a abrirem mão do descanso merecido, sem sequer serem consultados.

“Particularmente, como quem joga na Europa, nós estaríamos de férias. Eu estou de férias. É complicado ter que abrir mão disso por obrigação, porque é um direito nosso”, disse o atacante, ao comentar o impacto da competição na rotina dos jogadores. Ele apontou que, além do desgaste físico, há uma ausência de diálogo com os atletas: “Em nenhum momento perguntaram se queríamos jogar o Mundial”.

Raphinha usou como exemplo os brasileiros Marquinhos e Lucas Beraldo, do Paris Saint-Germain, que vêm de uma maratona intensa. Após a final da Liga dos Campeões da Europa, os dois foram convocados para a Seleção Brasileira e, sem descanso, retornaram à França para disputar o torneio internacional. Segundo ele, esses jogadores “ainda não pararam” e não terão o mínimo de três semanas de férias. “Se o PSG chegar à final, ainda tem a Supercopa antes da próxima temporada. Ou seja, não há pausa”, alertou.

Apesar das críticas à FIFA e ao calendário, Raphinha fez questão de reconhecer o desempenho dos clubes brasileiros que participam do Mundial: Palmeiras, Flamengo, Fluminense e Botafogo. Para o atacante, o avanço das equipes nacionais se deve exclusivamente à qualidade do trabalho que vem sendo feito. “O mérito é todo deles. Se estão chegando longe, ganhando ou empatando jogos difíceis, é porque há um projeto de qualidade por trás.”

Em uma das melhores fases da carreira, Raphinha terminou a temporada com 57 jogos pelo Barcelona, marcando 34 gols e distribuindo 25 assistências. O clube catalão conquistou a tríplice coroa doméstica: Campeonato Espanhol, Copa do Rei e Supercopa da Espanha.

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.