A partir desta segunda-feira (30), uma nova onda de frio começa a se espalhar pelo Brasil, trazendo uma queda significativa nas temperaturas em diversas regiões, especialmente no Sul do país. Esta será a quarta frente fria do ano e a segunda do inverno, segundo previsão da Climatempo Meteorologia.
Diferente das ondas anteriores, esta massa de ar frio será continental, ou seja, avança a partir do interior do continente. Embora não deva ter a mesma intensidade ou alcance das últimas frentes frias — que afetaram até áreas do Norte —, o impacto será sentido em diversos estados.
As regiões mais afetadas estão no Sul, Centro-Oeste e parte da região Norte.
No Rio Grande do Sul, os termômetros devem marcar valores até 5 °C abaixo da média para o período, com temperaturas negativas previstas nas áreas de serra e planalto. A circulação de ventos, no entanto, deve afastar a umidade necessária para a formação de neve.
Apesar disso, há previsão de geada em vários pontos do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, especialmente nas madrugadas, com registros próximos ou abaixo de 0 °C em algumas localidades.
A onda de frio deve persistir até 4 de julho, mantendo o tempo firme e gelado em boa parte das regiões afetadas.



