Roca Sales, no Vale do Taquari, vai ganhar uma réplica da Arca de Noé como nova aposta para impulsionar o turismo religioso e reconstruir simbolicamente a cidade após as enchentes de 2023 e 2024. O projeto foi apresentado nesta segunda-feira (30) por empresários da Associação Amigos Reconstruindo Roca Sales (AARRS) e prevê a construção da estrutura no bairro Pôr do Sol, com vista para o Rio Taquari e para o Cristo Protetor de Encantado, cidade vizinha.
Além da arca, com dimensões próximas às descritas na Bíblia, o projeto prevê a criação de um museu sobre as cheias, restaurante, cafeteria e até uma vinícola. A obra ocupará cerca de oito hectares e será bancada inteiramente pela iniciativa privada. A construção usará concreto com revestimento que imita madeira por fora e madeira natural por dentro. A previsão é de que o investimento esteja concluído em até cinco anos.
Segundo reportagem de GZH, a iniciativa também busca inserir Roca Sales na futura Rota do Pão e do Vinho, ligando o Vale do Taquari ao Vale dos Vinhedos. O prefeito Jones Wunsch classificou o plano como “audacioso”, destacando o potencial do projeto para atrair visitantes e integrar o município ao roteiro de peregrinação já formado por cidades como Encantado e Muçum.



