Emendas de Luciana Genro garantem apoio a mulheres vítimas de violência no RS
Pesquisar
Foto: Divulgação

Emendas de Luciana Genro garantem apoio a mulheres vítimas de violência no RS

Luciana ressaltou que a capacitação de servidoras e o funcionamento de abrigos só foram possíveis graças às emendas destinadas por seu mandato desde 2021

Compartilhe esta notícia:

Em meio à escassez de investimentos do governo estadual em políticas para mulheres, emendas da deputada estadual Luciana Genro (PSOL) têm sido fundamentais para manter serviços essenciais como o abrigo de vítimas de violência doméstica e a capacitação de servidoras dos Centros de Referência da Mulher (CRM) no Rio Grande do Sul.

Durante uma visita técnica ao CRM Vânia Araújo Machado, em Porto Alegre, realizada nesta quarta-feira (2), a deputada Luciana Genro e a deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL) — que coordena a Comissão Externa de Enfrentamento ao Feminicídio — constataram a falta de estrutura e equipe no local. Atualmente, o centro conta com apenas três profissionais para o atendimento direto às mulheres, sem sequer uma advogada disponível.

Luciana ressaltou que a capacitação de servidoras e o funcionamento de abrigos só foram possíveis graças às emendas destinadas por seu mandato desde 2021. “Precisamos que o governo estadual também assuma sua responsabilidade”, cobrou.

O CRM, que passou por diversas mudanças de endereço nos últimos anos, hoje funciona na Rua Miguel Tostes, 823, mas sofre com a pouca divulgação. De setembro de 2024 a maio de 2025, foram realizados 242 atendimentos presenciais e por telefone.

Após pressão da bancada feminina, o governo estadual anunciou a recriação da Secretaria de Políticas para Mulheres, extinta em 2015. Para Luciana, é essencial que a nova pasta tenha orçamento garantido e fortaleça redes como a do CRM. Mulheres que precisarem de ajuda podem procurar o local ou ligar para o Telefone Lilás: 0800 541 0803.

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.