A Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Humano (SMIDH), firmou parceria com o Instituto Amores Fati, a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs) e o Ministério Público para lançar o programa FatiLab, voltado à capacitação de jovens com deficiência e em situação de vulnerabilidade social.
A iniciativa será lançada oficialmente nesta quinta-feira, 10 de julho, às 11h, na Arena Tecnopuc, e oferecerá 2 mil vagas em cursos gratuitos de Design e Programação. As inscrições estarão abertas de 10 a 25 de julho, por meio de formulário online, e as aulas acontecerão em espaços equipados com computadores nos bairros Restinga, Lomba do Pinheiro e Bom Jesus.
Com foco na formação digital e inclusão social, o programa oferecerá trilhas práticas e acessíveis em áreas de alta demanda no mercado de trabalho. Os participantes terão acesso a mentorias com especialistas da Tecnopuc, certificação gratuita, desenvolvimento de projetos reais, e conexão direta com empresas e oportunidades de inserção profissional.
A formação será 100% online e terá quatro meses de duração. Os primeiros alunos contemplados serão adolescentes que vivem em casas de acolhimento do Estado, reforçando o compromisso do projeto com a inclusão de públicos historicamente marginalizados.



