A Polícia Civil do Rio Grande do Sul prendeu 148 pessoas durante a Operação Capturas, realizada nos dias 9 e 10 de julho, em municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre. A ação foi coordenada pelo Departamento de Polícia Metropolitana (DPM) e envolveu diversas delegacias regionais, com foco na execução de mandados de prisão e medidas cautelares. Ao todo, foram detidos 70 suspeitos no primeiro dia e outros 78 no segundo, além da apreensão de nove armas de fogo, drogas, dinheiro e objetos relacionados a crimes.
Entre os presos, estão indivíduos investigados por crimes graves como sequestro, homicídio, roubo de veículos, estupro de vulnerável, tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e contrabando. Também foram cumpridos mandados relacionados a roubos a estabelecimentos comerciais e extorsão. As ações ocorreram de forma simultânea em diferentes cidades, com apoio de unidades especializadas da Polícia Civil.
De acordo com o delegado Cristiano Alvarez, diretor do DPM, operações como essa têm efeito imediato na redução da criminalidade. “Embora as regiões do DPM atuem continuamente no cumprimento de seus deveres, ações concentradas como esta permitem a segregação cautelar de indivíduos à margem da lei. Isso interrompe ciclos de reincidência e impacta positivamente os índices de criminalidade na capital e região metropolitana”, afirmou.



