Uma manutenção programada pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) pode deixar 637 mil moradores de Porto Alegre sem abastecimento de água a partir das 18h deste domingo (13). A ação afetará bairros das zonas Norte e Leste da cidade, com normalização prevista apenas para quarta-feira, 16, nas áreas mais altas ou distantes do sistema.
Ao todo, 34 bairros serão impactados diretamente pelo desligamento da Estação de Tratamento de Água (ETA) São João, que ficará fora de operação até a madrugada de terça-feira, 15, para a realização de seis serviços simultâneos de melhoria no sistema de abastecimento da capital.
Entre os trabalhos programados está a substituição da adutora de recalque da Estação de Bombeamento Ouro Preto, cuja falha em abril afetou mais de 219 mil pessoas. O Dmae também realizará intervenções em três pontos da rede como parte da ampliação do Sistema de Abastecimento de Água São João, com investimento de R$ 87 milhões, além da instalação de um novo registro que permitirá reduzir o impacto de futuras paradas operacionais.
Durante a manutenção, caminhões-pipa serão disponibilizados para atendimento emergencial, com prioridade para hospitais, escolas, casas de saúde e clínicas geriátricas. Solicitações individuais devem ser feitas às subprefeituras da cidade.
Bairros atingidos:
- Anchieta
- Auxiliadora
- Boa Vista
- Chácara das Pedras
- Costa e Silva
- Cristo Redentor
- Farrapos
- Floresta
- Higienópolis
- Humaitá
- Jardim Carvalho
- Jardim Europa
- Jardim Floresta
- Jardim Lindóia
- Jardim Itú
- Jardim Sabará
- Jardim Leopoldina
- Jardim São Pedro
- Mário Quintana
- Morro Santana
- Navegantes
- Parque Santa Fé
- Passo D’Areia
- Passo das Pedras
- Rubem Berta
- Santa Maria Goretti
- Santa Rosa de Lima
- São Geraldo
- São João
- São Sebastião
- Sarandi
- Três Figueiras
- Vila Ipiranga
- Vila Jardim
Orientação à população:
O retorno da água poderá apresentar alterações de cor e gosto, devido à movimentação de partículas internas da tubulação. Caso a situação persista, o Dmae orienta que os moradores solicitem lavagem da rede ou do ramal domiciliar pelo telefone 156, opção 2.



