PGR pede condenação de Bolsonaro em processo sobre tentativa de golpe de Estado
Pesquisar
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

PGR pede condenação de Bolsonaro em processo sobre tentativa de golpe de Estado

Antes mesmo do pedido formal da PGR, Bolsonaro se manifestou nas redes sociais afirmando que “o sistema” quer destruí-lo completamente e que o objetivo final seria atacar o cidadão comum

Compartilhe esta notícia:

A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu nesta segunda-feira (14) a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro no processo que apura uma suposta tentativa de golpe de Estado, investigada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A solicitação, entregue ao ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, integra as alegações finais da acusação contra o chamado “núcleo 1”, composto por oito ex-integrantes do alto escalão do governo Bolsonaro, incluindo militares e ex-ministros. Entre os crimes apontados estão tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa armada, podendo resultar em penas superiores a 43 anos de prisão.

Com essa etapa concluída, o STF abrirá prazo para manifestação do delator Mauro Cid e, em seguida, das defesas dos demais acusados. A fase seguinte será a decisão dos ministros da Primeira Turma, que pode resultar em absolvição ou condenação dos réus. O caso envolve ainda nomes como Braga Netto, Anderson Torres, Augusto Heleno e Alexandre Ramagem, e é considerado um dos mais graves processos enfrentados por Bolsonaro até hoje.

Antes mesmo do pedido formal da PGR, Bolsonaro se manifestou nas redes sociais afirmando que “o sistema” quer destruí-lo completamente e que o objetivo final seria atacar o cidadão comum. Em tom de campanha, ele escreveu que tentam silenciar opositores por meio de ameaças, inquéritos e até com a morte. A publicação reforça a narrativa de perseguição adotada por Bolsonaro diante das investigações que o colocam no centro de uma trama golpista para permanecer no poder após as eleições de 2022.

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.