Três avisos meteorológicos foram emitidos para o Rio Grande do Sul pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), alertando para riscos associados a tempestades, chuvas fortes e ventos intensos. A sequência de fenômenos climáticos extremos começa ao meio-dia desta quarta-feira (16) e segue até às 15h de quinta-feira (17).
O primeiro aviso, de tempestade com grau de severidade “perigo”, indica chuvas entre 50 e 100 mm/dia, rajadas de vento entre 60 e 100 km/h, e chance de queda de granizo. O fenômeno tem potencial de causar danos em estruturas, interrupções de energia elétrica, e prejuízos em lavouras.
Já os outros dois avisos são de chuvas intensas, com menor grau de severidade, mas ainda apresentam riscos de alagamentos, quedas de galhos e descargas elétricas. Ambos envolvem precipitações de até 50 mm por dia e ventos que podem chegar a 60 km/h.
O INMET recomenda precauções como evitar áreas abertas durante rajadas de vento, desligar aparelhos elétricos e buscar informações pelos canais da Defesa Civil (199) e do Corpo de Bombeiros (193). A atenção deve ser redobrada, especialmente em zonas urbanas e regiões suscetíveis a inundações.
Com a informação INMET.



