Jovens aprendizes do programa Partiu Futuro Reconstrução, de Porto Alegre e Canoas, poderão viver uma experiência internacional em Barcelona e Valência, na Espanha. As inscrições para o intercâmbio cultural estão abertas a partir desta quinta-feira (17). O Partiu Futuro é uma iniciativa do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). A promoção do intercâmbio é uma ação da entidade qualificadora Renapsi, por meio da tecnologia social Demá Aprendiz.
Serão selecionados três jovens da Capital e dois de Canoas, entre os 750 participantes do programa nas duas cidades, para uma viagem de sete dias, com todas as despesas pagas, incluindo passagens aéreas, hospedagem, alimentação, traslados e passeios. As inscrições seguem até o dia 25 de julho e devem ser feitas pelo site https://partiufuturoreconstrucao.org.br/intercambio-cultural/.
Para o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Beto Fantinel, a experiência representa mais do que um intercâmbio. “A participação dos nossos jovens em uma viagem internacional é uma oportunidade educacional e uma ampliação de horizontes. Que a nossa juventude possa sonhar mais alto, se qualificar e voltar com experiências que transformem realidades”, ressalta.
A diretora executiva da Renapsi, Aline Ferreira, reforça o caráter inspirador da iniciativa. “Esse intercâmbio é um incentivo para todos os participantes do Partiu Futuro. Esses jovens terão uma experiência internacional, passarão a enxergar o mundo sob novas perspectivas e voltarão para o Brasil com um olhar global, vislumbrando possibilidades antes inimagináveis para suas vidas e carreiras. Eles se tornam referências para suas comunidades, inspirando outros a acreditarem em seus próprios potenciais”, destaca.
Como participar
Para concorrer, é necessário estar ativo no programa Partiu Futuro Reconstrução, em Porto Alegre ou Canoas. A seleção será feita em três etapas:
1) Os interessados devem se inscrever até 25 de julho no site https://partiufuturoreconstrucao.org.br/.
2) Análise das notas do primeiro semestre de 2025, mediante apresentação do boletim do ensino médio ou do ensino superior; para quem já concluiu o ensino médio, valem as notas do terceiro ano. Os 30 jovens com melhor desempenho — 20 de Porto Alegre e 10 de Canoas — avançam para a etapa final.
Em caso de empate, terão preferência os candidatos com:
Maior nota em Matemática;
Maior nota em Língua Portuguesa.
3) Avaliação do desempenho do jovem no programa, considerando assiduidade, participação nas aulas e comportamento.
Partiu Futuro Reconstrução
Voltado a jovens de 14 a 22 anos em situação de vulnerabilidade social, especialmente os afetados pelas enchentes de 2024, matriculados ou egressos da rede pública de ensino e inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), o projeto oferece formação profissional e inserção no mercado de trabalho. A Demà Aprendiz conduz a capacitação dos estudantes em Porto Alegre e Canoas. Além das aulas teóricas, desenvolvem atividades práticas atuando como aprendizes, com carteira assinada, em órgãos públicos municipais e estaduais.
Os participantes recebem uma bolsa-auxílio de R$ 828,26 para uma jornada de 20 horas semanais, vale-alimentação de R$ 550, e têm todos os benefícios garantidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Também contam com acompanhamento psicológico, orientação jurídica, reforço escolar, serviço de telemedicina e seguro.



