A cantora, empresária e apresentadora Preta Gil faleceu neste domingo (21), aos 50 anos, em decorrência de complicações causadas por um câncer no intestino. A artista enfrentava a doença desde janeiro de 2023, quando anunciou publicamente o diagnóstico e iniciou tratamento.
Filha de Gilberto Gil e Sandra Gadelha, Preta nasceu em 8 de agosto de 1974, no Rio de Janeiro, dois anos após o retorno de seu pai do exílio em Londres, durante o período da ditadura militar no Brasil. Neta do maestro Claudino Gil, Preta cresceu cercada por música e cultura: era sobrinha de Caetano Veloso e afilhada de Gal Costa.
Preta Gil deixa um único filho, Francisco Gil, o Fran, também músico, que integra o trio Gilsons, ao lado de José Gil e João Gil, netos de Gilberto Gil.
Segundo a colunista Fábia Oliveira, do portal Metrópoles, fontes próximas relataram que Gilberto Gil teve um pico de pressão ao ser informado da morte da filha.
Com uma trajetória marcada por irreverência, ativismo e afetos públicos, Preta Gil se destacou também pelo enfrentamento de preconceitos, defesa da diversidade e da autoestima, principalmente das mulheres negras e gordas.



