As universidades comunitárias do Rio Grande do Sul estão com inscrições abertas para o programa RS Talentos, que irá conceder 200 bolsas de estudo para estudantes de engenharia e ciência da computação. A iniciativa faz parte do edital 04/2025, promovido pela Secretaria da Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict).
Os selecionados receberão R$ 2 mil mensais por até 18 meses, além de valores equivalentes pagos diretamente às instituições de ensino para cobrir taxas acadêmicas. As inscrições devem ser feitas diretamente nas universidades, com prazos variando entre os dias 10 de julho e 11 de agosto, a depender da instituição.
Entre as universidades participantes estão: Unilasalle, Unisc, Univates, UCS, Feevale, Unisinos, PUC-RS e UFN. O programa visa preparar jovens para carreiras tecnológicas com alto potencial de empregabilidade.
O RS Talentos investirá um total de R$ 21,6 milhões, provenientes do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs), integrando as ações de reconstrução do estado após os desastres de 2024. Ao todo, até 400 bolsas devem ser distribuídas também a alunos de universidades públicas nas próximas fases do programa.
Confira os prazos para inscrição dos alunos:
Unilasalle – de 11 a 28 de julho
Unisc – de 15 de julho até às 23h59 minutos de segunda-feira, 21 de julho
Univates – de 10 de julho até às 15 horas de terça-feira, 22 de julho
UCS – de 14 de julho até o dia 4 de agosto
Feevale – de 16 a 27 de julho
Unisinos – de 17 de julho até às 18 horas do dia 28 de julho
PUC RS – de 14 de julho até 11 de agosto
UFN – de 15 a 28 de julho
Com a informação GovRS.



