A presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadora Comandante Nádia (PL), foi a parlamentar que mais utilizou licenças para representação externa entre janeiro e maio de 2025. Ao todo, ela somou 23 dias afastada das atividades legislativas. Na sequência, aparece Fernanda Barth (PL), com nove dias.
Segundo reportagem do Jornal do Comércio, no total, foram registradas 77 licenças para representação externa no período, número mais que o dobro das 32 solicitações feitas até maio de 2024. Apesar do aumento, as ausências justificadas por esse tipo de licença não geram desconto nos salários, nem impedem os vereadores de receber diárias e passagens aéreas, para as quais há verba anual definida por gabinete.
Ainda de acordo com a reportagem, a vereadora Comandante Nádia foi a parlamentar que esteve mais ausente sem qualquer tipo de desconto ao seu salário. Após ela, está a vereadora Fernanda Barth (PL), com 14 dias somados de licenças remuneradas e representações externas.
Enquanto Comandante Nádia lidera as ausências sem desconto, o vereador Gilvani Gringo (Republicanos) teve o maior número de faltas com desconto no salário: 11 dias. Já Gilson Padeiro (PSDB) e Ramiro Rosário (Novo) foram os únicos parlamentares com 100% de presença, sem qualquer licença ou ausência registrada no Portal de Transparência da Câmara até maio.
Em nota, a vereadora e atual Secretária Fernanda Barth esclareceu que os dias de afastamento mencionados referem-se, majoritariamente, a licenças médicas devidamente justificadas e amparadas por laudos, incluindo uma cirurgia realizada no início do ano. “Os demais afastamentos foram por interesse pessoal, todos sem remuneração.”



