Uma nova massa de ar frio de origem continental começa a avançar sobre o Brasil a partir do final desta semana, com previsão de provocar queda acentuada de temperatura e geada em diversas regiões do país, de acordo com a MetSul Meteorologia.
O sistema deve ingressar pelo Rio Grande do Sul entre a noite de quinta-feira (7) e a manhã de sexta-feira (8), atingindo inicialmente o Oeste e Sul gaúcho. No decorrer do dia, o ar frio se espalha por todo o Sul do país, alcançando ainda partes do Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso.
A frente fria será impulsionada por uma área de baixa pressão, que também deve provocar chuvas entre quinta e domingo em diversas localidades, incluindo Sul do Brasil, São Paulo, Sul de Minas, Rio de Janeiro, Espírito Santo e parte do Mato Grosso do Sul.
Segundo a MetSul, a incursão fria terá intensidade significativa para o mês de agosto, mas não será tão rigorosa quanto as massas polares registradas em junho, que trouxeram temperaturas extremas ao Sul do país.
Ainda assim, há previsão de geada em áreas extensas, especialmente no:
Rio Grande do Sul
Santa Catarina
Paraná
Mato Grosso do Sul
São Paulo (inclusive na Grande SP)
Regiões serranas do Rio de Janeiro
Sul e partes do Centro-Oeste e Oeste de Minas Gerais
A recomendação é que produtores rurais e moradores de áreas mais altas fiquem atentos à possibilidade de formação de geada durante o fim de semana.



